Devocional
SE A IBRECOMEÇAR FECHASSE HOJE?
5 de julho de 2024

- Se a IBRecomeçar fechasse hoje, será que alguém sentiria falta dela?
Vivemos numa época em que os propósitos da vida humana estão sendo contestados diariamente. Não só os propósitos da vida pessoal estão sendo avaliados, como os propósitos institucionais têm sido discutidos. Instituições como a família, a escola, o trabalho, o governo e a igreja têm sido questionadas nos seus valores e finalidades.
Pensando na igreja, se a sua igreja fosse tirada do bairro onde ela atualmente se localiza, será que alguém sentiria falta dela? Sentiriam um alívio, sentiriam a perda de um organismo de valor, ou seriam indiferentes, por que nem sabiam da sua existência ali?
A carta de Paulo aos Efésios é um documento que fala sobre o propósito de Deus, em Cristo, para a igreja, para a sua nova criação, para o corpo de Cristo. A igreja não é o resultado de uma iniciativa e esforço humano, não! A igreja tem origem divina. Tem um edificador divino que, sobresi mesmo, edificaria e edificou e continua edificando a sua igreja.
Quando pensamos, refletimos e avaliamos a igreja, estamos pensando, refletindo e avaliando a nós mesmos. A IGREJA VISÍVEL, É UM REFLEXO DE NOSSAS VIDAS ESPIRITUAIS INDIVIDUAIS. Se, como discípulos de Jesus não almejamos as cousas de Deus, não impactarmos as pessoas a nossa volta com o amor de Jesus, naturalmente, em algum tempo, a igreja local perderá o seu brio, culminando, em muitos casos, em fechar as portas.
Como filhos de Deus, precisamos recuperar a imagem da igreja no mundo, precisamos mostrar ao homem contemporâneo o propósito, o valor e a missão da igreja estabelecidos por Deus e registrados a nós, na carta aos Efésios. Agora, só faremos isso quando recuperarmos a nossa imagem pessoal, vivendo a vida cristã de forma madura e responsável.
A relevância da Igreja para o mundo está diretamente relacionada a forma pela qual você vive Jesus em suas relações diárias.
Uma abençoada sexta-feira.
@vini.frohlich
@ibrecomecar
VOCÊ É FELIZ?
4 de julho de 2024

- Você é feliz?
- Algo ou alguém tem roubado sua alegria?
No capítulo 3 de Filipenses, Paulo nos mostra mais um ladrão da alegria: as prioridades. Há cristãos que permitem que elas roubem a verdadeira alegria, que deveria estar em Cristo.
A nossa ansiedade pelas coisas terrenas roubam a alegria que temos em Jesus Cristo. As prioridades centralizadas nas coisas terrenas, materiais e naquilo que é passageiro, nos mostram que nunca as temos, pelo contrário, elas é que nos têm, elas é que nos dominam.
Quais são as suas prioridades atualmente? O estudo? Namorar? A família? O casamento? Os filhos? A carreira? O diploma? A conta bancária? Atrás de que você está correndo no momento? Todas essas prioridades são válidas e devem ser buscadas. Mas a que preço? Você tem permitido que elas prioridades roubem a sua alegria?
Tudo é uma questão de confiança. Quando não confiamos plenamente em Deus, as nossas prioridades se tornam o alvo, o foco e o objetivo de vida. Sendo assim, o caminho para a alegria, apesar das prioridades, é ter uma mente sobrenatural.
Quando valorizamos o que Deus valoriza, e olhamos para as prioridades do ponto de vista de Deus, sentimos segurança em Cristo, e a nossa alegria não nos é roubada. Quando temos uma mente sobrenatural, as verdadeiras prioridades não atuam contra nós, mas nos dão a oportunidade de vislumbrar, sob a ótica divina, o quanto teremos para receber!
No verso 19, Paulo diz que algumas pessoas valorizam mais intensamente as coisas terrenas. Mas, no verso 20, ele mostra que os verdadeiros valores estão nos céus: “A nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.
Paulo nos mostra que devemos focalizar aquilo que tem valor eterno e, a partir de prioridades eternas, nos ensina como manter a alegria. Assim como Paulo, devemos priorizar aquilo que tem valor; devemos ser atletas que correm atrás dos verdadeiros prêmios e nos considerar estrangeiros, sabendo que aqui não é nosso lugar, só estamos de passagem!
SOMENTE QUANDO DESENVOLVERMOS UMA MENTALIDADE SOBRENATURAL DAREMOS O DEVIDO LUGAR AS PRIORIDADES FUNDAMENTAIS DA VIDA CRISTÃ.
@vini.frohlich
@ibrecomecar
QUANTOS DIAS, PARECIAM CINZAS?
3 de julho de 2024

- Quantas noites você dormiu envolto de uma profunda tristeza, preocupado com as coisas a sua volta?
- Quantos dias, pareciam cinzas, apesar do sol que brilhava lá fora?
As preocupações afetam tanto a nossa maneira de pensar quanto os nossos sentimentos. As preocupações são pensamentos indevidos que ocupam a nossa mente e sentimentos inadequados que ocupam o nosso coração a respeito dos problemas.
Porém, se tivermos uma maneira diferenciada de pensar e encarar essas realidades; se tivermos uma mente servil, submissa e sobrenatural, certamente não permitiremos que nenhum desses inimigos roube a nossa alegria.
Conforme Filipenses 4.6, tudo o que precisamos é lançar sobre Jesus todas as nossas ansiedades, todas as nossas preocupações. Só ele pode guardar os nossos pensamentos (mente) e os nossos sentimentos (coração) e nos dar a verdadeira alegria que produz paz e tranquilidade. Para não sermos roubados pelas preocupações, temos que possuir uma mente segura em Cristo. Ela é a atitude certa contra esse inimigo que nos ataca constantemente.
A preocupação faz com que o nosso corpo experimente tremores, náuseas, dores de cabeça, úlceras, gastrite e outras manifestações psicossomáticas. Ficamos em constante estado de tensão e ansiedade. Mesmo quando você crê que o simples fato de se preocupar irá de alguma maneira ajudá-lo na solução de uma dificuldade, a grande verdade é que você está apenas estendendo ou esticando a futilidade de tal atitude.
Tente responder a esta pergunta: o que posso fazer para mudar a situação? Talvez você descubra que não existe nada que possa fazer. E descobrirá também que se não há nada a fazer, continuar a se preocupar nada mais é do que perda de tempo, de energia, de saúde e, principalmente, da alegria que poderia estar usufruindo se estivesse com a sua mente segura em Cristo.
Estudos recentes nessa área indicam que de todas as preocupações que passam por nossa mente, apenas 8% são legítimas. Portanto, reconheça que o que a ciência está comprovando hoje, Deus já nos assegurou há muito tempo!
Temos que nos lembrar das palavras de Jesus em Mateus 6.25,34. Quando nos lembramos dessas palavras tão encorajadoras, quando reconhecemos o que temos em Cristo, quando reconhecemos que a nossa suficiência é completa nele, então podemos usufruir da verdadeira alegria e dizer aos outros: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos” (4.4).
Diante dessas objetivas e claras verdades, podemos resumir em uma frase o que Paulo nos mostra. E, além de nos desafiar, elas devem ser aplicadas em nossas vidas:
Somente através de uma mente segura em Cristo podemos combater o ladrão das preocupações que tenta nos tirar a alegria.
Uma abençoada quarta-feira, na presença de Cristo Jesus.
@vini.frohlich
@ibrecomecar
UM DOS MAIORES DESAFIOS DA VIDA CRISTÃ
2 de julho de 2024

A confiança irrestrita em Deus é um dos maiores desafios da vida cristã. A Bíblia nos exorta a vivermos de modo confiante no Senhor, independente das circunstâncias, mas por vezes, somos tentados a desistir, caímos em desânimo, nos sentimos frustrados e incapazes de permanecer firmes nos momentos difíceis da nossa peregrinação neste mundo.
O autor do Livro de Hebreu destaca, na epístola escrita durante o período de intensa perseguição à comunidade cristã, maravilhosas promessas associadas à confiança em Deus:
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” Hebreus 4:16.
Meu irmão e minha irmã, eu e você temos acesso direto ao trono de Deus por meio de Cristo. Ele possibilitou esse caminho e somente por Ele nos achegamos ao Pai.
Fato é que muitos creem em Deus, mas dEle se aproximam com desconfiança. Entretanto, a Bíblia diz em inúmeras passagens que devemos chegar a Ele, com confiança.
A confiança guarda relação com o conhecimento sobre a outra pessoa com quem nos relacionamos. A confiança em Deus pressupõe o prévio conhecimento da Sua pessoa e a disposição contínua de entregar-lhE o controle de todas as coisas, lançando sobre Ele o cuidado dos bens, negócios, escolhas, relacionamentos, saúde e tudo o que diz respeito à vida.
Para conhecermos a Deus precisamos descobrir o que a Bíblia diz ao Seu respeito e experimentá-lo pessoalmente, confiando cada dia aos Seus cuidados. Se conhecermos a Deus, confiaremos nEle.
O Salmista, já nos alertará acerca disto: “Os que conhecem o teu nome confiam em ti…” Salmos 9:10
A sua confiança em Deus está diretamente relacionada ao quanto você o conhece. Ao longo do segundo semestre, procure fazer isso de forma intencional. Separe um tempo para estudar a Palavra de Deus diariamente. Somente assim você conseguirá descansar em Deus nos dias das provações.
Uma abençoada terça-feira.
@vini.frohlich
@ibrecomecar
O QUE UM APAIXONADO POR JESUS A ESFRIAR A FÉ
1 de julho de 2024

O que leva uma pessoa apaixonada por Jesus a ❄️esfriar na fé ❄️?
A frieza espiritual pode ser traduzida como a perda da paixão pelo Evangelho, perda do primeiro amor. Qualquer coisa ocupa o lugar que antes era de Deus. Já não existe mais prazer nas coisas do céu.
Assim como Demas (Filemom 1:23,24; 2 Timóteo 4:10), ano após ano, vemos pessoas usadas por Deus se afastando. Infelizmente, qualquer cristão está sujeito a esfriar-se na fé, seja ele, um jovem ou um ancião. Todos nós, sem exceção, podemos estar passando, agora mesmo, por esse pesar.
Crentes frios congregam enquanto as coisas estão bem. Basta algo fugir a sua vontade que, o amor pela igreja local some como a paixão na adolescência. O problema, é que a tendencia de quem passa por tais dias é arrastar outros a sua volta, no mesmo barco. Assim, já não é mais um, mas sim, uma família, um círculo de amigos, enfriando-se.
É bem verdade que na grande maioria das vezes, tais pessoas se afastam pelos motivos errados, em virtude da idolatria do eu. Fazem das suas vontades um verdadeiro altar de adoração. Se algo foge aos seus desejos, a culpa, é da igreja.
Meu amigo e minha amiga, se você chegou a tal ponto, quero lhe dizer: CUIDADO, você criou um ídolo, usando a sua imagem e vaidade. Um ídolo é qualquer coisa mais fundamental do que Deus. Se você só consegue cultuar ao Senhor quando as coisas estão de acordo com o seu querer, algo, não vai bem dentro de você. Você se tornou idólatra e, involuntariamente, a sua fé vai esfriando sem você perceber.
Nesta manhã fria, que damos início ao 2 semestre do ano, quero desafiar a fazer uma análise critica da sua fé nos primeiros 6 meses de 2024. Não replique os mesmos erros. Decida voltar ao primeiro amor. O caminho é o arrependimento. Se você deseja assumir esse compromisso, quero lhe desafiar a falar com Jesus. Expõe a Ele seus pecados. Renove a sua fé. Guarde seu coração.
Uma abençoada segunda 🥶.
@vini.frohlich
@ibrecomecar
EU NÃO CONSIGO
28 de junho de 2024

- Eu não consigo.
- Eu não dou conta.
Quantas foram as vezes que você desistiu antes mesmo de tentar?
Muitas? Poucas? Nenhuma?
Agora pense, quantas foram as vezes que, apesar dos pensamentos você tentou e, ficou surpreso por ter conseguido?
Meu irmão e minha irmã, em 2 Coríntios 12.10b lemos que “quando somos fracos, é que somos fortes”.
Você não precisa ser forte em todas as situações, contudo, o que você não pode é desistir.
Ainda que tudo a sua volta esteja lhe jogando para baixo, não desanime. Pare, respire, ore, converse com Jesus.
Quando reconhecemos nossas limitações diante dEle, nos tornamos fortes. Pare de olhar para as circunstâncias. Olhe mais para o tamanho do Seu Deus.
Foi exatamente isso que Ana fez em 1 Samuel 1.10. Assim como ela, pare de olhar para os problemas. Enxugue as lágrimas. Olhe com fé para Aquele que tem tudo em suas mãos. Deus não se esqueceu de você.
Chegou o dia de recomeçar. Aprenda a descansar nas mãos de nosso Deus Altíssimo.
Uma abençoada sexta-feira.
@vini.frohlich
@ibrecomecar
EU NÃO SOU ME MERECEDOR
27 de junho de 2024

- Eu não sou me merecedor 😞😞.
- Não sou digno.
Em sua relação com Deus, quantas vezes você já expressou tal sentimento por não se achar digno, por causa de suas escolhas passadas?
Bem, deixa lhe dizer uma coisa. A Bíblia nos diz em 2 Coríntios 5.21 que Cristo Jesus nos transmite Sua justiça. Antes, éramos pecadores aos olhos de Deus, agora, Ele nos enxerga justificados.
Como isso aconteceu? Em nós mesmos, conforme Romanos 3.10, é impossível. Nossas justiças são como trapos de imundícia para Deus.
Agora, quando aceitamos a Cristo, nossos pecados são transferidos a Ele e sua justiça é transferida para nós.
Merecíamos? NÃO! Jamais poderíamos ganhar o favor divino por meio de nossas obras, não importa o quão sejamos bons. Somente Cristo pode nos salvar.
Se você já aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador, não tem mais porque ficar paralisado pelas coisas passadas. Você já foi declarado justo diante do justo juíz.
Se ainda não tomou essa decisão, não perca tempo. Não sabemos quando dias nos resta neste mundo caído e, tão pouco quando Cristo irá voltar. O tempo, urge.
Hoje é o dia que Deus fez. Desfrute desta graça enquanto há tempo.
Uma abençoada quinta-feira ❄️
@vini.frohlich
@ibrecomecar
QUANTAS NOITES VOCÊ PERDEU?
26 de junho de 2024

Quantas noites você perdeu, se remexendo na cama, perguntando-se: por que Senhor?
Bem, deixa eu te dizer uma coisa. Não se preocupe em estar ou não sendo tratado justamente. Não espere justiça neste mundo caído. Se assim fizermos, logo começaremos a nos queixar e a ceder ao descontentamento e à autocomiseração, a tal ponto de questionar a Deus, dizendo: por que estou sendo tratado assim?
Como filhos de Deus, não devemos nos preocupar com o que pode nos acontecer, seja justo ou injusto. Em essencia, Jesus nos diz: continue firme, eu guardarei a sua vida. …eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. (Jeremias 1.8)
Pare hoje mesmo de murmurar, questionar a Deus. Aprenda a descansar nas mãos do Deus Altíssimo. Não perca mais tempo com coisas que não edificam. Levante-se e ande! Deus tem algo novo para você.
Uma abençoada quarta-feira ❄️
Igreja Batista Recomeçar
O QUE LHE DEFINE?
24 de junho de 2024

O que lhe define?
Seus erros? Seus acertos? Seu orgulho? Sua prepotência?
Ao olharmos para Atos 13.22; veremos como Deus rejeitou o Rei Saul, uma vez que, o mesmo foi dominado pelo orgulho, considerando-se ser o dono da razão, não arrependendo-se de seus pecados.
Paralelamente, vemos Deus levantando Davi, um menino imperfeito, repleto de pecados, todavia, com coração humilde e ensinavel.
O orgulho e a teimosia nos impedem de chegar perto de Deus. Pessoas com coração ensinavel, ainda que errem, estão prontas para recomeçar. Nosso Senhor se agrada ao nos ver com coração sensível. Ele nos ouve, perdoa e restaura.
Seja humilde para reconhecer seus erros, inteligente para aprender com eles e sábio para corrigi-los.
Uma abençoada segunda!
Pr. Vinicius
@ibrecomecar
VOCÊ NÃO ESTARÁ 100% TODOS OS DIAS, E TUDO BEM.
23 de junho de 2024

A vida cristã não é uma corrida linear.
Há dias que estamos bem e outros que estamos mau. Há dias que agimos com incredulidade, com medos e outros que nos sentimos como verdadeiros avivalistas nas mãos do Senhor.
Quem sabe hoje, você tenha acordado desmotivado. Cansado. Quem sabe hoje, não seja um bom dia. Todavia, quero lhe desafiar a olhar para o Senhor e, descansar nele.
Não fique frustrado porque as coisas aparentemente não estão bem. Seu gráfico da vida é longo. Portanto, deixe a tristeza de lado e vamos juntos cultuar ao Senhor.
Até as 18h.
Igreja Batista Recomeçar